Pular para o conteúdo principal

O valor da liberadade


o valor da liberdade
Há dias tenho acordado como um pássaro preso em uma gaiola; apenas olhando o céu, vendo os outros pássaros voarem livres com o vento batendo em suas asas. Nem minhas asas consigo bater, pois são feridas nas curtas grades que me envolvem. Meu espaço é fechado, controlado todo o tempo. Muitas das vezes me acabo sendo obrigado a fazer o que não quero para que, pelo ao menos, possa cantar em paz, mas, uma paz inexistente, ausente, substituída por mentiras e difamações.

Há dias tenho acordado como um pássaro preso em uma gaiola. Vivo constantemente com reclamações diversas, o sorriso é disperso por gritos e ofensas; as desavenças contradizem o amor.

Há dias tenho acordado como um pássaro preso em uma gaiola. Sou livre sem conhecer a liberdade. A maldade me cerca, vejo-me em um circo de terror.

***
Liberdade! – Muitos não reconhecem o seu verdadeiro valor, são livres para fazer o que querem, para viver a vida resplandecente; são livres para amar, conversar, compartilhar de bons momentos com os amigos, com as pessoas que amam e até mesmo ser livre par curtir a vida a seu modo, conhecendo mundo.

Muitos cometem atos que fazem com que percam a sua tão valiosa liberdade, transformando-a em um sonho que por muitas das vezes torna-se distante; perde o convívio direto com quem ama. Alguns perdem a preciosidade de ver um filho crescer, de acompanhar de perto essa natureza divina, de ensinar e aprender com esses excelentes professores, que são as crianças.

Muitos têm, mas, não vivem sua liberdade; acabam se trancafiando em sua própria cela e vivendo a liberdade dos outros, assumindo para si responsabilidades que não lhes pertence.

Você, algum dia já parou para pensar nisso? – Já acordou cedo para ver o sol nascer e agradecer por essa espetacular oportunidade?

Não damos valor à liberdade, até nos vermos sem ela, até perceber o quanto felizes éramos.

Viva cada momento de sua vida como se fosse único, aproveite a liberdade que tem para vivenciar momentos que dificilmente voltam. Seja livre! – Assuma o seu papel e viva em plena harmonia com quem lhe ama, e com você mesmo.
Liberdade não é solidão; liberdade é um conjunto de tudo que nos proporciona paz, harmonia e amor.

Comentários

  1. Liberdade não tem preço, é como asas imaginárias, devemos abri-las e voar...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente seja bem vinda Vanda!

      Com certeza! Eu sempre digo que a liberdade e a paz andam de mãos dadas. Se você busca sua liberdade você encontra a paz, e se você viver em paz ninguém conseguirá tirar sua liberdade.

      Obrigado! Um forte abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pollyanna “o jogo do contente”

Você já parou para pensar quantas reclamações faz por dia? Para quem trabalha e tem a necessidade de acordar cedo, provavelmente já acorda reclamando, assim como também quem tem que ir para seus estudos. Poucos acordam satisfatoriamente bem dispostos para tal tarefa. Basta tocar o despertador que, normalmente quando não falamos, pensamos em algo do tipo (droga ta na hora, ou M..., vai começar tudo de novo) entre tantas exclamações e pensamentos não percebemos que já começamos o dia com negatividade, que já acordamos com a angustia de que o dia vai se repetir. Claro! – todos nós sempre reclamamos de alguma coisa, mas tem pessoas que parecem não gostar de viver, parecem que estão no mundo por obrigação e não vem a hora de isso acabar. Você já parou para analisar quantas coisas boas estão ao seu redor? – infelizmente muitos de nós não percebemos isso, não nos damos conta que na maioria do tempo as coisas podem ser benéficas e favoráveis a nossa vida. Há pouco tempo li um...

Uma Viagem Para o Outro Lado

Hoje fiz uma viagem, uma viagem rápida. Fechei meus olhos por alguns instantes, mas foi suficiente para ver tudo de cima. Viajei no tempo, voltei ao passado, fui ao futuro; vi todos os que fazem parte da minha vida e, então, chorei, pois pensei (se estou vendo tudo isso, já não estou mais entre eles) mas, logo, algo soprou em meu ouvido, uma voz suave dizendo – ainda não – então respirei forte e abri os olhos. Foram poucos segundos, mas pareceu uma viagem longa; senti uma forte dor no peito, o que me fez perceber que estava de volta. Mas, e se, eu não tivesse a oportunidade de voltar, e se realmente aquela fosse a hora? - Eu teria deixando tanta coisa para trás, tantas palavras não ditas, tantas coisas sem realizar. Eu teria ido sem a oportunidade de dizer pela ultima vez um “ eu te amo” para as pessoas que amo em minha vida. Meu Deus, e se realmente tivesse sido aquela hora? - Como eu teria desperdiçado meu tempo me irritando por coisas fúteis, por coisas que poderiam t...

E o amor?

E o amor... E o amor? Floresce em campos flamejantes distante de nossas intenções. Nos compromete com a saudade da distância e a vontade de sentir os lábios se tocarem. É fervoroso o sentimento híbrido dividido entre paixão e desejo. E o amor? Encantamento puro, às vezes sem muita esperança. Vergonha de criança quando se apaixona pela primeira vez. Lágrimas de ouvir um não como resposta, mas um sorriso de extrema alegria ao ouvir um sim. E o amor? Um presente surpresa sem o desejo de ganhar. Amar alguém inesperado e ver brigas se transformar em carinho. A vontade de todos os dias sentir um abraço. E o amor? Feliz de quem ama e sabe dar valor ao amor recebido. Saber retribuir e reconhecer. Não deixar o ego machista sobressair e por tudo a perder. Dizer que ama a todo instante para não deixar a chama apagar. Demonstrar que ama com atos sinceros; pedir a Deus para permanecer juntos até o fim de nossas vidas na terra. Henrique Neves