Pular para o conteúdo principal

O jovem e o sábio


o jovem e o sabio
















Certo dia em uma de suas caminhadas o velho sábio observou um jovem que estava sentado embaixo de uma árvore, sozinho, com um olhar triste e a face de quem está desanimado com a vida. O sábio percebeu que não podia chegar de imediato e perguntar o que estava acontecendo, pois corria o risco de receber uma má reposta, mas, na sua alta sabedoria aproximou-se e começou a olhar os frutos daquela árvore e perguntou ao jovem.

- Com licença meu rapaz, não quero lhe incomodar, mas é que estou com um pouco de fome, será que eu poderia tirar um desses frutos para comer? – E sem dar nenhuma palavra o jovem olhou para o sábio e balançou os ombros como se não estivesse nem aí.

Após retirar a fruta perguntou novamente o sábio.

- Posso compartilhar desta bela sombra meu rapaz? - É que estou caminhando faz tempo e este velho corpo precisa descansar.
O jovem desta vez balançou a cabeça dizendo que sim, mas demonstrando que não estava muito a fim de conversa. O sábio percebeu então que não seria tão fácil fazer com que aquele jovem se abrisse, e precisa buscar outros meios para isso, foi então que ele retirou da sacola a que carregava uma pequena semente, com os dedos fez um pequeno buraco no chão, colocou a semente e cobriu com terra, logo em seguida retirou de sua sacola um frasco contendo um estranho pó meio azulado. O sábio pegou um pouco desse pó e jogou onde havia plantado a semente, não demorou muito aquela semente brotou e se abriu uma linda flor, mas, que em poucos segundos murchou.

O jovem observou aquilo meio assustado e ao mesmo tempo admirado, pois nunca tinha visto algo desse tipo, feito como mágica. Apesar de sua admiração continuou calado, mas sua expressão já havia mudado como quem estava curioso e louco para perguntar. Aproveitando o espanto e admiração do jovem disse o sábio.

 - Você observou bem meu rapaz?  - viu, com a mesma rapidez que brotou, murchou, e eu tenho culpa nisso.
- Por quê? – Pronunciando-se pela primeira vez o jovem.
- Eu não tive paciência de plantar, regar e deixar que a luz do sol se encarregasse de fazer com essa bela flor brotasse. Eu quis forçar uma natureza, deixei com que minhas vontades ultrapassassem o tempo. Se eu tivesse tido essa paciência ficaríamos muitos mais tempo observando a beleza desta linda flor. Acredito que o ser humano também age assim uns com os outros, sem paciência, querendo sempre ultrapassar o tempo. Uma criança por exemplo. Se não permitimos que ela cresça no seu devido tempo, ela irá perder toda sua plenitude. Nem ela nem você irão aproveitar o melhor momento de sua infância, pois sua mente irá aprender o que ainda restaria muito tempo para assimilar e com isso sua inocência acabará se perdendo, irá ser um adulto no corpo de uma criança. Compreendeu meu rapaz? – Perguntou o sábio.
 - Não sei, mais ou menos! – Respondeu o jovem.
- É que às vezes fico meio confuso, tantas coisas acontecendo ao mesmo, às vezes fico sem saber o que fazer.
- Meu jovem! – Quando se quer falar mais alto que o coração, o sofrimento acaba sendo maior do que se tivéssemos dado ouvidos a ele. Afirmou o Sábio.
- Como assim? – Perguntou o jovem.
- Filho! – A tristeza surgi quando é para surgir, a saudade tem a necessidade de ir e vir. Às vezes sentimos raiva, mas ela precisa ser momentânea. Não podemos deixar que esses sentimentos nos tomem, pois, senão acabarão tomando todo o controle de nossa vida, nos levando a fazer coisas totalmente prejudiciais ao nosso ser. Claro que todos nós sentimos saudades, ficamos tristes às vezes, mas não podemos alimentar dentro de nós essa tristeza, pois a tristeza faz com que não tenhamos forças para reagir. Filho! – Erga-se atreves do amor, não se prive do amor, não o deixe trancado em seu coração, não o coloque em uma pequena caixa fechada como se fosse insignificante. Deixe o amor aflorar-se dentro de você, pois só com o amor, através do amor é que nos fortalecemos para enfrentar qualquer situação. O amor nos dá coragem, perseverança e determinação. Em tudo que você colocar amor será bem feito. Seus sonhos com amor e determinação serão realizados. Deixe o amor tomar seu coração para que, assim, ele se fortaleça e cada vez mais grite para que você possa ouvi-lo e ser guiado pelos caminhos da vida. Filho! – Seja amigo do tempo, para que o tempo lhe ensine a caminhar com paciência e assim admirar todas as belezas da vida, mesmo que por outros tempos você passe por tormentas. O amor, a fé irá ajudar-te a superar e compartilhar de bons momentos com todos que o amam.

Comentários

  1. Olá Henrique,

    Que maravilha de reflexão,

    Realmente a paciência é o que nos ensina a esperar o tempo certo para que se germine palavras de sabedoria para nossa vida, não podemos ultrapassar tempo, adiantar a vida, querer ser o que não somos, nem fazer o que não nos é permitido. É preciso saber viver com cautela, nos esquivar de sentimentos alienados , que em nada nos acrescenta, abraçar os sentimentos, acreditar na felicidade e vivermos o amor que nos é concedido dia após dia pelas coisas simples e proporcionado por DEUS , é ele que nos encoraja, no ensina, nos fortalece e nos transforma....Amei o texto...Parabéns..

    Beijos e linda noite pra ti

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cecilia. Eu tento com o pouco que sei, que diante da iluminação divina é quase nada, tentar passar nem que seja uma palavra de conforto, de incentivo as pessoas que as vezes não percebem o tempo precioso que acabam perdendo em suas vidas, e o melhor meio de se aproveitar cada segundo é tendo paciência.

    Mais uma vez Obrigado, Comentários como o seu é que me inspiram cada vez mais a continuar.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, principalmente na parte em que fala sobre o tempo. Como disse em um dos meus artigos, não se deve apressar os fatos, cada coisa acontece a seu tempo, por forças alheias a nós. Parabéns.


    erranteopcional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! - E como diz o ditado, não devemos colocar a carroça na frente do burro. a paciência é uma dadiva.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pollyanna “o jogo do contente”

Você já parou para pensar quantas reclamações faz por dia? Para quem trabalha e tem a necessidade de acordar cedo, provavelmente já acorda reclamando, assim como também quem tem que ir para seus estudos. Poucos acordam satisfatoriamente bem dispostos para tal tarefa. Basta tocar o despertador que, normalmente quando não falamos, pensamos em algo do tipo (droga ta na hora, ou M..., vai começar tudo de novo) entre tantas exclamações e pensamentos não percebemos que já começamos o dia com negatividade, que já acordamos com a angustia de que o dia vai se repetir. Claro! – todos nós sempre reclamamos de alguma coisa, mas tem pessoas que parecem não gostar de viver, parecem que estão no mundo por obrigação e não vem a hora de isso acabar. Você já parou para analisar quantas coisas boas estão ao seu redor? – infelizmente muitos de nós não percebemos isso, não nos damos conta que na maioria do tempo as coisas podem ser benéficas e favoráveis a nossa vida. Há pouco tempo li um

Onde encontrar forças para continuar

Na vida somos tentados a todo o momento, somos testados com perdas, derrotas e humilhações. Somos postos em um campo de batalha onde temos a necessidade de mostrar o quanto forte somos, pois se nos demonstrarmos demasiados fracos a nossa queda pode ser mortal. Eu sei que em muitos momentos de nossa vida temos vontade de desistir, de jogar tudo para o alto, pois nossa força é esgotada devido às fortes pancadas da vida. O desanimo parece nos dominar por completo nos impedindo de buscar forças para continuar, mas é nesse momento é que temos que nos colocar no papel de responsáveis e procurar uma fonte inesgotável de força. Eu por exemplo, assim como muitos, passei por momentos difíceis, momentos eu que acreditei estar no fundo do posso, desanimei, pensei em desistir de lutar, pois já não encontrava mais forças, até que pela graça de Deus nasceu minha filha. A minha maior fonte de força, minha fonte inesgotável, pois por ela fiz coisas que já pensei ser capaz de fazer, suportei c

Você! Meu amor, minha música

Você! - Meu amor minha música.  Minha vida absurda que me faz surtar intensamente na paixão. Minha lucidez, minha loucura, minha dúvida; minha razão. Minha hora, meu tempo, meu minuto, meu segundo - Meu mundo! Você! - Meu amor, minha música. Gosto de ouvir sua voz sussurrante ao meu ouvido, dizendo que me ama; Soa feito melodia que me faz querer dançar e te conduzir a nossa cama. Vivo por ti como tu vives por mim. Mútuo respeito e amor intenso; Fidelidade, Sinceridade, Integridade, Honestidade e bom senso. Um relacionamento peralta, Um amor que está em alta; O respeito, o carinho que não falta nos faz viver, assim, na divindade do amor. Henrique Neves