Pular para o conteúdo principal

Regime democrático, onde?


Regime democrático
Dizem que o Brasil é um País democrático, mas você sabe o que quer dizer democracia?

De acordo com o site: http://pt.wikipedia.org, Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Como pode um país que diz ser democrático obrigar seus cidadãos a fazer o que por direito deveria ser livre, como podemos ser obrigados a fazer algo que deveria ser de nossa escolha.

Não somos nós que deveríamos votar em decidir entre o voto livre e o voto obrigatório? – não deveríamos também ter o direito de saber no que os parlamentares votam? – Afinal quando é algo favorável a sua campanha fazem questão de mostrar, mas não nos dão o direito de saber quem é contra ou a favor quando votam algo em relação ao povo, mesmo porque tudo que é favorável ao povo, que pode beneficiar o povo de alguma forma e prejudicá-los eles votam contra.

Ao procurar uma melhor informação sobre este assunto encontrei este site: http://pvjovem.org, onde há perguntas e as seguintes respostas.

Pergunto;
1-Como podemos viver em um regime democrático sendo que a maior expressão da democracia é o voto e este é obrigatório??
2-O termo obrigatoriedade não fere o principio básico da Democracia??
Respondo;
1-Vivemos em um regime “semi democrático” se é que isso é possível, uma vez que a democracia plena baniria qualquer obrigação no contexto eleitoral.
2- Fere sim, por tanto é inaceitável pregarmos democracia e exercemos “ditadura eleitoral” Luiz Felipe Procópio.
Ditadura eleitoral! – Isso sim deveria ser a simbologia da nossa chamada “democracia”, pois só nos tornaremos um país democrático quando tivermos o total direito de intervir nas decisões políticas, quando tivermos o direito de saber quem e em que votam, quando tivermos o direito de votar em que deve ser investido nosso dinheiro e ter o controle se está realmente sendo investido em que votamos.
Infelizmente, acredito eu, que isso nunca irá acontecer, por isso continuaremos nos submetendo as decisões políticas que cada vez mais criam leis inúteis, que ao invés de nos favorecer, na maioria das vezes só nos prejudica, ao contrário dos políticos que na maioria das vezes criam leis para lhes favorecer.
Isso é Brasil, onde se gasta bilhões para construir estádios de futebol, mas deixam crianças e idosos morrerem em leitos de hospitais.
Até a Próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pollyanna “o jogo do contente”

Você já parou para pensar quantas reclamações faz por dia? Para quem trabalha e tem a necessidade de acordar cedo, provavelmente já acorda reclamando, assim como também quem tem que ir para seus estudos. Poucos acordam satisfatoriamente bem dispostos para tal tarefa. Basta tocar o despertador que, normalmente quando não falamos, pensamos em algo do tipo (droga ta na hora, ou M..., vai começar tudo de novo) entre tantas exclamações e pensamentos não percebemos que já começamos o dia com negatividade, que já acordamos com a angustia de que o dia vai se repetir. Claro! – todos nós sempre reclamamos de alguma coisa, mas tem pessoas que parecem não gostar de viver, parecem que estão no mundo por obrigação e não vem a hora de isso acabar. Você já parou para analisar quantas coisas boas estão ao seu redor? – infelizmente muitos de nós não percebemos isso, não nos damos conta que na maioria do tempo as coisas podem ser benéficas e favoráveis a nossa vida. Há pouco tempo li um

Você! Meu amor, minha música

Você! - Meu amor minha música.  Minha vida absurda que me faz surtar intensamente na paixão. Minha lucidez, minha loucura, minha dúvida; minha razão. Minha hora, meu tempo, meu minuto, meu segundo - Meu mundo! Você! - Meu amor, minha música. Gosto de ouvir sua voz sussurrante ao meu ouvido, dizendo que me ama; Soa feito melodia que me faz querer dançar e te conduzir a nossa cama. Vivo por ti como tu vives por mim. Mútuo respeito e amor intenso; Fidelidade, Sinceridade, Integridade, Honestidade e bom senso. Um relacionamento peralta, Um amor que está em alta; O respeito, o carinho que não falta nos faz viver, assim, na divindade do amor. Henrique Neves

Onde encontrar forças para continuar

Na vida somos tentados a todo o momento, somos testados com perdas, derrotas e humilhações. Somos postos em um campo de batalha onde temos a necessidade de mostrar o quanto forte somos, pois se nos demonstrarmos demasiados fracos a nossa queda pode ser mortal. Eu sei que em muitos momentos de nossa vida temos vontade de desistir, de jogar tudo para o alto, pois nossa força é esgotada devido às fortes pancadas da vida. O desanimo parece nos dominar por completo nos impedindo de buscar forças para continuar, mas é nesse momento é que temos que nos colocar no papel de responsáveis e procurar uma fonte inesgotável de força. Eu por exemplo, assim como muitos, passei por momentos difíceis, momentos eu que acreditei estar no fundo do posso, desanimei, pensei em desistir de lutar, pois já não encontrava mais forças, até que pela graça de Deus nasceu minha filha. A minha maior fonte de força, minha fonte inesgotável, pois por ela fiz coisas que já pensei ser capaz de fazer, suportei c